APRESENTAÇÃO

 

Anais do evento com resumos apresentados estão disponíveis: CLIQUE AQUI

 

Certificados de Participação

 

A Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo é um evento itinerante e tem como objetivo central discutir regionalmente os avanços e entraves para a ciência do solo na região. Foi realizada pela primeira vez em 2011, na cidade de Jataí-GO, onde o tema abordado foi a “Fertilidade do solo em plantio direto” envolvendo palestras sobre a formação de palhada, manejo da adubação fosfatada, integração lavoura-pecuária, matéria orgânica do solo, qualidade do solo, entre outras. A partir de então, com a consolidação do Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO/SBCS) o evento vem ocorrendo sistematicamente, tendo sido realizado nos anos de 2013, 2015 e 2016, nas cidades de Rio Verde-GO, Barra do Garças-MT e Chapadão do Sul-MS, respectivamente.

Em 2016, também com o apoio do NRCO foi organizado em Goiânia o I Simpósio de Nutrição de Plantas no Cerrado (I SNPC). O SNPC surgiu em 2016, em função da necessidade de discussões referentes às práticas de manejo do solo que visassem a nutrição de plantas de forma adequada e eficiente, contemplando ainda as inovações ou alterações nos sistemas de cultivo modernos. O Simpósio foi idealizado em resposta a demanda crescente por conhecimento técnico no tema, em especial no bioma Cerrado, onde as produtividades alcançam cada vez maiores patamares e novos desafios são cada vez mais recorrentes, visando à sustentabilidade da produção agropecuária.

Para o ano de 2018, a segunda edição do SNPC ocorrerá simultaneamente à V RCOCS, e a cidade de Goiânia-GO foi escolhida para receber o evento, considerando principalmente a logística para acesso, capacidade hoteleira, dentre outros fatores. Considerando sua maior dimensão, os eventos ocorrerão no Centro de Eventos da UFG, e terão como tema central: “Uso eficiente de nutrientes e adubação de sistemas agrícolas”.

A realização deste evento integrado torna-se importante para que os participantes possam se atualizar sobre as mais recentes informações e conceitos relativos à fertilidade do solo e nutrição de plantas cultivadas na região com foco no uso eficiente de nutrientes e adubações. Será abordada a parte prática ligada ao manejo do solo, técnicas de avaliação do estado nutricional, melhores práticas agrícolas que possam promover a nutrição mineral das principais culturas. As discussões e palestras ilustrarão a importância do diagnóstico nutricional adequado de um sistema produtivo e uma reflexão dos “gargalos” existentes, dando ênfase para os desafios da região do Cerrado. Também serão abordados temas como a adubação mineral e orgânica, novas técnicas de avaliação do estado nutricional das culturas, adubação de sistemas de cultivo, enfim, todas as boas práticas que sejam capazes de garantir maior retorno econômico de forma sustentável.

Contamos com a participação de todos!
Um abraço,
Rilner Alves Flores – Presidente do II SNPC
Robélio Leandro Marchão – Presidente do V RCOCS

Local do Evento

Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal
Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia
Endereço: Av. Esperança, s/n - Vila Itatiaia, Goiânia - GO, CEP: 74690-612